O quartzo é um dos minerais mais abundantes em nosso planeta. Essas formações são resultado de forças naturais que moldaram por milhares de anos o que hoje conhecemos como cristal de quartzo.
De aparência cristalina, apresentam prismas geométricos com formato único de representação. Seu brilho é variável, assim como suas cores, pois podem ser encontrados na natureza em diferentes tonalidades. Essa variedade de cores permite que os cristais de quartzo vibrem em diferentes frequências de ressonâncias, favorecendo a ação de distintos benefícios.
Considerado também um dos minerais mais resistentes e de extensa durabilidade entre as pedras e cristais, o quartzo é composto por dióxido de silício, elemento presente em todas as formas rochosas do planeta. E este, por ser parte de distintas formações rochosas, é o segundo elemento em maior abundância na terra.
Qual o significado da pedra de quartzo?
O quartzo têm o poder de converter energias densas e desequilibradas em frequências harmoniosas no campo, espiritual, emocional, energético e físico, estabelecendo um verdadeiro trabalho holístico, promovendo um processo de cura em nossos desconfortos.
Somos todos energia e constantemente atravessados por energias que nos afetam desde nosso corpo espiritual ao nosso corpo físico. Se existe uma energia de cura que podemos acessar através dos cristais, precisamos estar alinhados cosmicamente com ela.
Por ser muito comum, o cristal de quartzo pode ser facilmente encontrado, sendo inclusive parte da decoração dos ambientes em que circulamos. Sua potência energética além de propiciar benefícios às pessoas, propicia um processo de limpeza e energização nos ambientes onde estão inseridos. Existe uma conexão com o cosmos que pode ser estabelecida através do fluxo de energia dos cristais.
Em nossa composição corpórea, somos formados por minerais, ou seja, parte do que somos, é composta do mesmo material que existe no quartzo. Deste modo, alinhar nossa energia com a energia dos cristais nos permite acessar diferentes dimensões de cura.
Como usar o cristal de quartzo
O uso do quartzo como processo terapêutico é reconhecido por diferentes culturas, pois cada cristal dispõe de um poder de energia de cura diferente. Hoje, existem técnicas terapêuticas difundidas no mundo para o uso dos cristais como promotores de cura, como a litoterapia ou cristaloterapia, que faz uso do quartzo para transmutar energias densas e ativar energias de harmonia e equilíbrio da pessoa.
Em sua origem, a prática de cristaloterapia era realizada apenas com o uso do quartzo branco em associação com a cromoterapia, para amplificar a frequência das cores.
Atualmente as terapias com cristais ampliaram e se apresentam de forma bastante ativa pela litoterapia, pois os cristais utilizados para as terapias não se limitam apenas ao quartzo branco, eles apresentam cores, benefícios e funcionalidades diferentes, adequando-se à demanda de cura solicitada.
Assim, a riqueza presente nos quartzos pode ser expressa na variedade que o compõe, pois os eles representam a força da natureza e realizam um trabalho associado com o sol, a lua e água, garantindo uma verdadeira potencial cósmica de cura para quem faz o uso consciente deles.
Quais são os tipos de quartzo?
A cor da pedra de quartzo, tem um importante papel, pois cada uma tem uma função específica, e quando nós a visualizamos, passamos inconscientemente ao nosso cérebro uma mensagem para nos conectar com a energia daquela cor, e assim ela será emitida através de nossa aura. E assim nos sintonizamos com pessoas da mesma vibração.
Quartzo Azul
O quartzo azul representa calmaria, nos conduzindo a um lugar de tranquilidade. É um cristal que nos conforta nos momentos de tensão, de estresse extremo e confusão mental. Como indicação para sua aplicação, pode ser utilizado em casos de surtos e crises de ansiedades ou com sintomas de TPM.
Pode ser usado na testa para aliviar pensamentos em excesso ou debaixo do travesseiro, pois ajuda a dormir melhor e promove conexão espiritual. Seu poder pode ser potencializado se utilizado em associação com quartzo verde, o quartzo da cura e da valorização da saúde.
O uso dos cristais, demanda um processo ritual para sua aplicação, mas também para sua limpeza e energização. O sal grosso, por seu uma substância que absorve as energias negativas, exerce uma função de limpeza do quartzo azul, que pode ser energizado, posteriormente quando exposto ao sol por, pelo menos 1 hora.
Este cristal não é indicado para quem está com energia muito baixa, pois suas propriedades calmantes e até sedativas, podem intensificar esse sentimento em quem faz uso do quartzo azul de modo não consciente.
Quartzo Branco
O quartzo branco é chamado de cristal de Deus por diferentes culturas. Ele representa o poder divino, pois traz iluminação para quem faz uso dele de modo terapêutico. Trata-se de um cristal muito comum, mas essa condição não é limitadora do seu poder.
Este cristal de quartzo apresenta uma energia amplificadora de tudo, especialmente as ligadas aos aspectos mentais. É indicado para ampliar o raciocínio, criatividade, potencializar aspectos do Eu, abrir os caminhos e até na materialização das coisas. No campo espiritual proporciona conexão e nos protege a partir de sua luz verdadeira.
Para usá-lo, é indicado que o cristal seja colocado na altura do peito. Contudo, seu uso requer atenção. Como trata-se de uma pedra amplificadora e carrega o poder divino dentro dela, ela amplifica tudo, seja nossa luz ou nossa sombra.
Se não estivermos bem alinhados para receber a energia de luz desse cristal, podemos intensificar os desconfortos sentidos no momento do uso. Portanto, devemos usá-lo para potencializar nossas boas energias.
A luz do sol carrega o poder de iluminação desse quartzo, fortalecendo cada vez mais suas propriedades. Por isso você pode deixar ele tomando luz do sol por 15 minutos para energizar.
Quartzo Fumê
Conhecido também como cristal morion, o quartzo fumê representa o cristal que quebra padrões, limpando as energias negativas. Ele dissolve energias que alimentam padrões enraizados.
Esses padrões podem vir, inclusive, de nossos ancestrais. Copiamos ao longo de nossas vidas posturas e até doenças que nem sempre são nossas, são apenas reprodução do que nossos pais ou familiares faziam ou fazem. Portanto, o quartzo fumê é indicado na dissolução das crenças que nos limitam, para promover mudanças de atitude e de pensamentos e para proteção.
No campo emocional, ajuda nos sintomas de depressão, síndrome do pânico e no tratamento de vícios. Fisicamente, fortalece os ossos e músculos, pois são eles que sustentam nosso movimento em torno da mudança. É muito importante que ao terminar o processo de uso desse cristal, seja feito um trabalho de limpeza e de purificação, pois trata-se de um cristal envolvido com muitas energias densas.
Para sua purificação e energização, a grandeza da lua contribui para que este cristal elimine o que foi atraído e renove suas energias para o próximo uso. Recomenda-se que os cristais fiquem expostos uma noite inteira sob a luz da lua.
Rosa
O quartzo rosa representa a energia do amor incondicional, ele trabalha com o chakra cardíaco. Quando usamos esse cristal de forma isolada, ele desperta a hipersensibilidade em nós e acessamos um sentimento que não estamos acostumados a lidar, pois o amor que experienciamos, em muitos contextos, está associado à posse e ao controle existentes em uma relação amorosa, mas não é este tipo de relacionamento que este quartzo trabalha.
Por ter uma ação antioxidante, o quartzo rosa é indicado no campo físico para o rejuvenescimento, além de favorecer a fluidez através dos benefícios no sistema linfático. Ele também permite que entremos em conexão com o amor divino, desenvolvendo compaixão e amorosidade, promovendo uma conexão espiritual com nossas qualidades divinas.
Saiba tudo sobre o quartzo rosa em nosso artigo, e aprenda onde ele deve ser usado, como limpar, energizar e também o que fazer para identificar uma pedra falsa.
Quartzo Verde
O quartzo verde tem conexão direta com nossa energia de cura. Ele representa, portanto, um potente equilibrador de nossos corpos físico, mental, energético e espiritual. É um cristal que não apresenta contraindicação, ele pode ser usado em todo o corpo e por todas as pessoas. Se temos qualquer questão de saúde que precisa ser resolvida, o quartzo verde é o mais recomendado.
Ele é indicado no campo físico, para equilibrar nosso sistema imunológico e nossos ossos. No campo emocional, contribui para sentimentos de estresse, ansiedade e insegurança. Sua versatilidade permite que seu uso possa ser feito associado a outros elementos. Conectado à lavanda, favorece o desenvolvimento da tranquilidade. Trabalha ainda nossa negatividade, se convertendo em um curador mental.
Como limpar e energizar os cristais de quartzo
Diversas são as maneiras de se limpar e energizar os cristais de quartzo. Ao longo deste artigo você conheceu alguma delas. Abaixo listarei 2 maneiras bem simples de realizar esta tarefa:
Para limpar o cristal
Em um recipiente transparente adicione água pura sem aditivos como cloro ou flúor, que normalmente estão presentes na água da torneira. Aos poucos adicione sal fino ou sal grosso para criar uma solução ionizada. Quando que o sal parar de se dissolver, significa que já é suficiente.
Encha o recipiente com uma quantidade de água que cubra totalmente o quartzo. O ideal é deixar por no mínimo 3 horas, mas pode deixar da noite pro dia ou do dia para a noite se preferir, mas deve ser retirado antes do sol forte da manhã.
Finalizado este processo, lave bem o cristal de quartzo em água corrente para retirar totalmente o sal.
Para energizar o cristal
Enterre-o por 24 horas em um vaso de planta ou no jardim de casa. Passado este período, lave-o em água limpa e corrente.