Pedra Turquesa

Pedra Turquesa

Se você já se encantou com a beleza de uma pedra turquesa, saiba que ela carrega muito mais significados do que você imagina! Vamos saber todas as características e significados dessa pedra originária da Turquia.

Qual o Significado da Pedra Turquesa? 

O significado da pedra turquesa é muito associada a civilizações antigas. De fato, ela já foi considerada a pedra símbolo da Pérsia. Também foi utilizada pelos egípcios em vários objetos de decoração. Tribos do sudoeste dos Estados Unidos tinham navios que carregavam essa pedra. 

Por isso, é possível perceber como esta pedra traz mais do que somente sua beleza, marcada pela cor azul turquesa.

Para os budistas tibetanos, existe o japamala, um colar com 108 contas, feito de várias pedras pequenas, incluindo a pedra azul turquesa. É um objeto semelhante ao terço católico, que tem por objetivo guiar a meditação dos budistas. 

Assim, a pedra turquesa é usada como amuleto por muitas tribos e pessoas, pois acredita-se que ela consegue alterar sua cor, conforme o estado de espírito e saúde da pessoa. 

Dessa forma, os benefícios dessa pedra estão em transmitir energia de paz, harmonia e equilíbrio.

Como Saber Se a Pedra Turquesa é Verdadeira? 

Saber se a pedra turquesa é verdadeira não é um processo difícil, mas para isso, você terá que observar algumas características para traçar um veredito. 

É bastante comum pessoas quererem enganar outras, apresentando-lhes objetos tidos como “verdadeiros”, mas que são apenas réplicas ou são feitos de outras pedras, que não a turquesa. 

Portanto, siga essas dicas para conseguir ter a certeza que se trata de uma pedra turquesa verdadeira: 

  • Observe o interior da pedra. Ele não pode ser branco; 
  • Veja se há inclusões mais escuras na superfície ou interior. Se houver, é provável que se trata de magnesita, uma outra pedra, que foi tingida na cor azul turquesa; 
  • Repare se há bolhas de ar na superfície da pedra. Isso indica que o objeto é feito de vidro e não se trata de uma pedra verdadeira; 
  • Encoste um objeto bem quente na pedra. Se houver qualquer alteração na superfície, então, trata-se de um objeto feito de acrílico; 
  • Se possível, analise a pedra com um filtro de cores, do tipo Chelsea. Se a pedra aparecer rosada sob o filtro você pode estar com um pedaço de variscita, uma outra pedra. Caso fique mais avermelhado sob o filtro, então, trata-se de um pedaço de howlita, tingido; 
  • Por último, passe um pouco de acetona na superfície da pedra: se houver alterações, trata-se de uma réplica falsa. 

Como Usar a Pedra Turquesa? 

Existem várias formas desta pedra ser utilizada. Você pode por exemplo usá-la para purificar a energia do ambiente, afastando pessoas mal intencionadas e garantindo boa sorte. 

Além disso, pode obter seus efeitos terapêuticos deixando-a no ambiente que deseja tratar por 30 minutos e 1 hora e visualize uma luz azul brilhante. 

É indicado o uso da pedra turquesa quando nos sentimos sozinhos, ou necessitando de proteção ou ativar nossa intuição. 

Dessa forma, você garantirá diversos benefícios através do uso da turquesa, que poderá estar no ambiente sob a forma de uma pedra, esculpida, ou ainda, em algum colar ou joia de sua preferência. 

Qual o Poder da Pedra Turquesa?

A pedra turquesa tem o poder de bloquear ataques espirituais, e também outros benefícios para quem utilizá-la e para o local onde ela estiver: 

  • Atrai boa sorte; 
  • Bloqueia energias negativas; 
  • Fortalece a saúde, a vitalidade e a energia pessoal; 
  • Dá paz de espírito; 
  • Promove sensação de bem-estar e tranquilidade ao ambiente e as pessoas que a utilizam; 
  • Aumenta a alegria, o otimismo e a intuição. 

Qual o Signo da Pedra Turquesa?

Devido à sua cor, azul turquesa, esta pedra é bastante ligada aos signos de água, como Peixes, Escorpião e Câncer, por exemplo. Mas, ela também é recomendada aos outros signos, como Libra e Virgem, devido à sua intuição. 

Porém, todas as pessoas de todos os signos podem ser beneficiadas pelo uso da pedra turquesa. De fato, não é recomendado o uso de uma única pedra, atrelada a um único signo durante toda uma vida. Afinal, com isso, o desequilíbrio energético do indivíduo poderá ser acentuado. 

Como Ativar Pedra Turquesa?

Uma pedra que pode trazer tantos benefícios espirituais para quem usa e também para o ambiente deve ser limpa e energizada da maneira correta. Assim, você ativa os benefícios dela. 

Lembrando que a turquesa não precisa ser limpa de maneira frequente, com exceção se for usada para fins terapêuticos. 

Para a limpeza, lave a pedra sob água corrente com sal marinho por cerca de 3 minutos. Depois, deixe-a secando ao sol, por 2 horas. Com isso, você recarrega as energias da pedra. 

Você também pode deixá-la sob a luz da lua por cerca de 4 horas, para equilibrar as forças espirituais. 

Qual a Função no Chakra?

Os chakras são regiões de grande concentração energética no organismo. Quando há um desequilíbrio em um dos chakras, o indivíduo pode sentir a somatização desse desequilíbrio energético. 

No organismo, há um total de 7 chakras, conforme sua localização e suas características: 

  • Coronário: localizado no topo da cabeça. Sua cor é roxo; 
  • Frontal: também chamado de terceiro olho, região entre as sobrancelhas. Tem cor azul-escuro; 
  • Laríngeo: localizado na região da laringe, na garganta, tem cor azul-clara; 
  • Cardíaco: localizado no centro do peito, na altura do coração. Sua cor é verde; 
  • Plexo solar: localizado no centro do abdômen, a dois dedos acima do umbigo, tem cor amarela; 
  • Umbilical: localizado 4 dedos abaixo do umbigo. Tem cor alaranjada; 
  • Base: localizado na base da coluna vertebral, tem cor vermelha. 

Portanto, a azul turquesa pode ser utilizada para momentos de meditação, no chakra frontal, para alinhamento desse chakra. 

Turquesa também é a pedra que alivia o coração, pois permite proteção energética, aumenta o otimismo, bem como fortalece, dando paz de espírito a quem a usa!

Saiba mais sobre outras pedras e cristais em nosso artigo.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *