O japamala é um colar de contas utilizado tradicionalmente na Índia e originário das tradições hinduístas e budistas. Considerado um colar sagrado, ele é usado para meditação e para entoar mantras e orações. Este nome tem sua origem no sânscrito, onde “japa” significa sussurrar e “mala” significa cordão ou colar.
Ele é confeccionado com 108 contas menores, que servem como um guia para entoar o mantra, e uma conta maior denominada meru, que corresponde ao início e ao fechamento do ciclo da meditação.
Além de transmitir vibrações positivas e de cura a quem o utiliza, um dos principais benefícios do Japamala é permitir um maior foco na meditação: não precisamos contar a repetição do mantra ou oração escolhidos, e nossa mente fica livre para se conectar com o que estamos buscando durante a prática.
Como usar o Japamala
Atualmente, o Japamala está muito associado à prática do Ho’oponopono: ele é usado para guiar a meditação com o mantra “Sinto muito, me perdoe, eu te amo, sou grato”.
O colar deve ser segurado sempre com a mão direita, pois nas tradições indianas a mão esquerda é considerada impura. O cordão deve ficar sobre o dedo médio e, com o polegar, devemos puxar as contas em nossa direção, uma a uma, sempre que o mantra for entoado. É necessário ainda ter cuidado com o dedo indicador, que deve permanecer esticado para que não toque o colar, pois para os indianos, esse dedo representa o ego.
A conta maior, ou meru, em seu aspecto prático representa o início e o final da meditação e não deve ser contada ou tocada pelo polegar. Ao chegarmos na última conta antes do meru o nosso processo de meditação está finalizado, com as 108 repetições do mantra.
Ficou se perguntando porque a necessidade de repetir o mantra 108 vezes? Continue lendo o artigo para entender o significado desse número.
108 Contas
Não é somente no Japamala que o número 108 está presente. Podemos encontrá-lo em várias tradições indianas. Veja algumas delas:
- No sânscrito, a língua ancestral da Índia, o alfabeto tem 108 fonemas;
- O chakra cardíaco é formado a partir da convergência de 108 linhas de energia, os chamados nadis;
- São feitas 108 saudações ao sol, a prática especial do Yoga;
- Segundo a filosofia budista, existem 108 virtudes a serem cultivadas;
- São atribuídos 108 nomes às divindades hindus, como Ganesha, por exemplo;
- Muitos templos indianos tem 108 degraus.
O número 108 é visto como uma ponte para encontrarmos o Criador. Ao fecharmos um ciclo de 108 repetições de um mantra ou oração, conseguimos transcender o ego e atingir um novo nível de consciência.
Acredita-se que a compreensão do número 108 como sendo místico e sagrado vem da sabedoria védica (os vedas são as escrituras indianas). Os sábios védicos tinham como hábito observar a natureza e, durante suas observações, perceberam que a distância entre a Terra e o sol é 108 vezes o diâmetro do Sol, assim como a distância entre a Terra e a Lua é 108 vezes o diâmetro da Lua.
Como fazer um japamala
Embora possa ser encontrado em lojas de artigos esotéricos ou lojas online, podemos confeccionar o nosso próprio colar de contas. Estes são os materiais necessários para fazer o japamala:
- Cerca de 70 cm de cordão, de preferência encerado;
- 108 contas de material natural como madeira, sementes ou pedras, no tamanho de 6 a 8 mm e com um furo no meio para passar o cordão;
- 1 conta um pouco maior, de 10 a 12 mm, que será o meru;
- 1 tassel (pendão de franjas), de preferência em tecidos de algodão ou seda.
Passo-a-passo de como fazer o seu Japamala:
- Coloque as contas menores, uma a uma, no cordão, tendo o cuidado de conferir se foram colocadas as 108 contas;
- Após colocar a última conta, una as duas pontas do cordão e feche com um nós simples. Insira a conta maior (meru) e dê outro nó para prendê-la ao cordão;
- Por último, insira o tassel com a ajuda de uma agulha: coloque uma das pontas do cordão na agulha e passe por dentro da argola do tassel;
- Junte com a outra ponta do cordão, dê dois nós bem apertados e corte o cordão que ficou excedente, deixando apenas uma pontinha que deve ser queimada, para evitar que o nó se desfaça. Está pronto.
Fazendo a contagem pelo celular
Além dos colares vendidos nas lojas, existe ainda a opção de japamala virtual, onde a contagem de 108 é feita através de um aplicativo no celular. Você pode baixá-lo aqui para sistemas Android em português ou aqui para sistemas IOS em inglês.
Onde comprar japamala
Ele é facilmente encontrado em lojas esotéricas por todo o país, mas pode ser adquirido também em sites renomados na internet, como por exemplo na Amazon.